Free Walking Tour: a melhor maneira de conhecer Paraty/RJ

Viajar por conta própria é interessante, pois possibilita você visitar os lugares no seu próprio ritmo. Contudo, investir também em passeios guiados é fundamental para você ter uma perspectiva diferente do destino e saber detalhes e curiosidades que sozinho nunca descobriria. Por isso, resolvemos fazer um Free Walking Tour quando fomos à Paraty, cidade localizada na região da Costa Verde do Rio de Janeiro.

O passeio acontece todos os dias, exceto às quartas, sempre em dois horários: 10h30min e 17h e tem duração de cerca de duas horas. Além disso, você escolhe quanto pagar pelo tour, ou seja, uma contribuição ao final do passeio. No dia escolhido encontramos o guia e o nosso grupo na Praça da Matriz, a qual é o ponto de encontro de onde saem todos os tours.

Mapa Paraty

O nosso guia André era do Rio de Janeiro, historiador e super simpático. Durante o Free Walking Tour ele nos levou a quatro igrejas do centro histórico onde ele, explicando como elas eram divididas tanto por classes sociais e gêneros bem como as suas respectivas características arquitetônicas.

Caminhamos também pelas ruas com as famosas pedras pés-de-moleque e aprendemos mais sobre a importância de Paraty no período colonial e nos ciclos do outro e do café. Além, disso entendemos mais como a maçonaria influenciou não só a economia da cidade como também na sua arquitetura, já que é possível ver vários símbolos maçons nos prédios do centro histórico.

Outra curiosidade que o guia nos falou é que Paraty é conhecida também como a Veneza dos trópicos, pois a cidade foi projetada justamente para a maré alta invadir as principais ruas localizadas próximas do porto para que a água do mar pudesse lavar as ruas e limpá-las dos estercos dos cavalos, usados como meio de locomoção, bem como do esgoto e outros resíduos.

Um dos pontos interessantes do passeio é a visita à Casa do Príncipe, imóvel do descendente de Dom Pedro II, o Pedrinho. A casa possui diversos símbolos reais e o guia explica em detalhes a relação da família real com Paraty. Além disso, o guia nos leva até a Cada da Cultura e a famosa Casa do Abacaxi que possui um dos designs mais diferentes do centro histórico. Ao final do passeio o guia ainda dá boas dicas de alambiques da região.

Casa do Príncipe
Casa do Príncipe

 

PARATY_03
Rua do Fogo, considera uma das mais bonitas de Paraty

Vantagens do Free Walking Tour:

  • Não é necessário fazer reserva. Basta apenas você ir ao ponto de encontro no horário marcado (10h ou 17h);
  • Poder conhecer mais sobre a história da cidade, sua importância sociopolítica, a influência arquitetônica etc. O que você não saberia se fizesse o passeio por conta própria;
  • Poder pagar o quanto acha que vale o tour;
  • O tour não é corrido e o guia deixa a gente à vontade para tirar fotos e tirar dúvidas.

Roteiro:

  • Encontro na Praça da Matriz e explicação inicial sobre o surgimento da cidade e sua importância na história do Brasil;
  • Igreja Nossa Senhora dos Remédios ou Igreja da Matriz, localizada em frente à Praça da Matriz. Essa igreja era visitada pelos homens ricos e brancos da época;
  • Igreja Nossa Senhora das Dores, frequentada na época pelas mulheres brancas da cidade;
  • Igreja do Rosário, utilizada apenas pelos escravos negros;
  • Igreja de Santa Rita, frequentada apenas por escravos libertos e mulatos;
  • Ruas do centro histórico, casarões do centro histórico e portas do Paço da Paixão;
  • Rua do Fogo, considerada uma das mais bonitas de Paraty;
  • Casa do Príncipe;
  • Casa da Cultura, centro cultural da cidade;
  • Casa do Abacaxi.

 

Dias do funcionamento: todos os dias, exceto às quartas-feiras.

Horários:10h30 e 17h

Local: Praça da Matriz, Centro Histórico – Paraty/RJ

 

E aí, se animou em fazer o FreeWalking Tour? Veja aqui mais informações.

Confira aqui também um roteiro completo de 02 dias em Paraty.

Tagged: , , , , , , , , ,

3 thoughts on “Free Walking Tour: a melhor maneira de conhecer Paraty/RJ

Leave comment

Your email address will not be published. Required fields are marked with *.